Potenciar as práticas pedagógicas dos docentes e tutores de Enfermagem na Prevenção de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde: Estudo Piloto PrevInf
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v6i3.801Palavras-chave:
Controlo de infeção, educação, enfermagem, programas de graduação em enfermagem, projetos pilotoResumo
Introdução: As infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) representam um enorme desafio no Sudeste da Ásia. Apesar das várias reformas nos currículos dessa região, os cursos de saúde não tiveram alterações no âmbito da prevenção das IACS.
Objetivo: Avaliar as perceções dos docentes e tutores de Enfermagem (DTE) do Sudeste da Ásia relativamente a uma abordagem educacional inovadora desenvolvida pelo consórcio PrevInf.
Método: Realizou-se um estudo piloto, com abordagem quantitativa e desenho descritivo, em duas universidades do Camboja e duas do Vietnam. Convidou-se DTE para participarem numa sessão de formação que incluía a apresentação do Modelo PrevInf, dos materiais pedagógicos e dos cenários de simulação desenvolvidos pelo consórcio. Após a sessão, os DTE preencheram um questionário para avaliar a concordância com um conjunto de afirmações sobre viabilidade, adequação e aplicabilidade.
Resultados: Participaram 121 DTE que reportaram elevada concordância em relação à viabilidade do Modelo PrevInf e elevada aceitabilidade em diferentes contextos, sem diferenças estatisticamente significativas observadas entre os países. Independentemente do país, a concordância foi moderada–elevada em relação à crença que os cenários de simulação são uma estratégia pedagógica adequada e abrangem os tópicos essenciais relacionados com a prevenção de IACS.
Conclusão: Os DTE consideram que o Modelo PrevInf, os materiais pedagógicos e os cenários de simulação têm elevada adequação, aceitabilidade e viabilidade, com potencial para melhorar o conhecimento e as competências dos estudantes na prevenção de IACS. São necessárias mais pesquisas para refinar a relevância cultural comparar o Modelo PrevInf com métodos de ensino tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Erasmus+
Números do Financiamento 618396-EPP-1-2020-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP