Treino de circuito para controlo postural em utente com AVC isquémico ínfero-lateral esquerdo pôntico: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v5i3.507Palavras-chave:
Controlo postural, marcha, treino de circuito, AVC, reabilitaçãoResumo
Introdução: O número de ocorrências de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) tem crescido nos últimos tempos. Uma das consequências do AVC é a diminuição do controlo postural, levando a alterações na marcha. A terapia de circuitos é uma das possibilidades terapêuticas que, por meio de um circuito com diferentes estações, permite ao utente realizar inúmeras repetições de movimento durante a mesma sessão. Este estudo objetivou descrever a evolução da marcha após a aplicação de um programa de treino em circuito centrado na melhoria do controlo postural de utente com sequela de AVC isquémico na protuberância anelar.
Material e métodos: Sujeito de 50 anos, sexo masculino, com AVC pôntico ínfero-lateral esquerdo. Inicialmente foi avaliado utilizando as escalas Stroke Rehabilitation Assessment of Movement (STREAM), escala de equilíbrio de Berg, Time Up Go Test (TUG) e 10 metros de marcha. Foi submetido a terapia de circuito de uma hora, com quatro estações de exercícios, cinco vezes por semana, durante quatro semanas, com reavaliação após.
Resultados: Houve aumento de 24 pontos na escala STREAM, 17 pontos na escala de Berg, 0,4 m/s no teste de marcha de 10 metros e diminuição de 7,22 segundos no TUG.
Conclusão: A terapia de circuito direcionada para o controlo postural revelou melhorias na marcha e no equilíbrio no utente em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.