Prevalência de fibrilhação auricular na Província do Bengo, Angola: resultados de um estudo de base populacional
DOI:
https://doi.org/10.51126/revsalus.v3i2.146Palavras-chave:
Prevalência, fibrilhação auricular, fatores de risco cardiovascular, Angola, África SubsarianaResumo
Introdução: A fibrilhação auricular é a arritmia sustentada mais comum na população adulta com significado clínico, representando um importante problema de saúde pública. Não existe na literatura dados publicados acerca da prevalência da fibrilhação auricular em Angola. Objetivo: O presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar a prevalência de fibrilhação auricular numa população do Bengo, uma província do norte de Angola, estratificada por sexo e idade e análise da sua relação com alguns fatores de risco cardiovascular. Materiais e Métodos: Os dados são provenientes do estudo CardioBengo, um estudo transversal de base comunitária, do qual foi selecionada uma amostra aleatória de indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 84 anos. No total foram incluídos 2 379 indivíduos na análise final. Resultados: A idade média dos participantes foi de 35 anos e 63% da amostra era do sexo feminino. Verificou-se que a frequência de consumo de álcool era de 35,8%, a prevalência de acidente vascular isquémico ou acidente isquémico transitório foi de 0,4%; insuficiência cardíaca congestiva, 0,3%; doença cardíaca isquémica, 0,3% e hipertrofia ventricular esquerda, 37,2%. A fibrilhação auricular foi identificada em dois indivíduos, o que representa uma prevalência de 0,084%. Conclusão: O nosso estudo mostra uma baixa prevalência de fibrilhação auricular, quando comparada com as encontradas em estudos realizados em países desenvolvidos, mas semelhante à encontrada em estudos da África Subsariana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RevSALUS - Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.